Há muitos tratamentos para aliviar os sintomas, melhorar e preservar a função articular e a qualidade de vida: tais tratamento envolvem desde a simples orientação educacional para os pacientes, uso de medicações, fisioterapia e cirurgia nos casos extremos.
Tratamento não medicamentoso:
Exercícios, fisioterapia e hidroterapia: Exercer alguma atividade física diária (compatível com a idade e condicionamento físico) é muito importante pois além de melhorar o sistema cardiovascular, traz sensação de bem-estar e melhora da musculatura que envolve a articulação afetada melhorando e preservando sua função. Os exercícios devem ser de baixo impacto e, obviamente, devem respeitar a gravidade da Osteoartrite, além da saúde geral do paciente.
Calçados, acessórios e terapias ocupacional: O uso de calçados apropriados é muito importante. Palmilhas, calcanheiras podem ser úteis para facilitar o ato de caminhar e devem ser prescritas pelo médico. Acessórios como bengalas podem ajudar a melhorar a segurança e a estabilidade além de reduzir a dor ao caminhar, devendo ser utilizada na altura e lado corretos, com orientação médica. Além disso, o ensino de técnicas e adaptações para melhor execução das tarefas do dia a dia é muito útil para que o paciente possa conviver melhor com sua rotina diária.
-Tratamento medicamentoso: Muitos medicamentos têm sido utilizados no tratamento da osteoartrite: Analgésicos e anti-inflamatórios: são indicados para dores agudas ou crônicas, de maneira intermitente ou regular conforme o quadro do paciente. Deve-se ter especial precaução com o uso de anti-inflamatórios, especialmente em indivíduos mais idosos que são mais sensíveis a eventuais reações adversas do medicamento utilizado. Recomenda-se, portanto, utilizar estes medicamentos sob orientação médica. Medicações que melhoram a cartilagem articular: Algumas já estão melhor estudadas e disponíveis. Procure orientação médica sobre seu uso.
Infiltrações articulares: São feitas pelo próprio médico especializado, injetando-se anti-inflamatório dentro da articulação para minorar a dor e o inchaço. Além desta medicação, já está disponível uma outra medicação de uso intraarticular que foi desenvolvida para melhorar a cartilagem articular, minorando sua degeneração.
Tratamento cirúrgico: Existem diversos procedimentos cirúrgicos que podem trazer benefícios em variadas situações e de acordo com cada caso. Sua indicação fica a critério médico.