A definição da causa da dor no ombro é importante para o tratamento adequado. As causas podem ser:
Bursites: nas regiões sub acromial e/ou subdeltoídea. A subacromial é localizada abaixo do osso acrômio e é geralmente causada por esforços repetitivos ou trauma (local ou queda). A bursite subdeltoídea ocorre abaixo do músculo deltóide (1/3 superior do braço) e tem as mesmas causas da subacromial.
Tendinites: Como o ombro tem movimentos complexos e variados, temos muitos tendões para movimentá-los os quais podem se inflamar em vários graus até chegar a calcificação e a ruptura. São os tendões que formam o “manguito rotador”: supra espinhoso, infraespinhoso, redondo menor e subescapular. Outro tendão que pode inflamar é o tendão da cabeça longa do bíceps braquial, localizado na face anterior do ombro. As tendinites são causadas, na sua maioria, por esforços ou movimentos repetitivos, por traumas agudos ou por lesão causada por esporão sub acromial, que é uma saliência óssea (que pode ser uma alteração anatômica ou degenerativo) que fica “machucando” os tendões cada vez que fazemos a elevação anterior ou abdução do ombro.
Osteoartrose(OA): a degeneração da articulação pode acometer a região de contato entre a cabeça do úmero (osso do braço) e a face articular chamada glenóide (articulação glenoumeral), levando a dor e limitação de movimento. A OA também pode acometer a articulação entre a clavícula e o ombro (articulação acrômio-clavicular) levando a dor local e à formação do esporão acrômio-clavicular lesando os tendões abaixo dele.
Muscular: pode-se ter dor irradiada para os ombros de origem de contraturas musculares da região dorsal, especialmente do músculo trapézio, o que chamamos de Síndrome Miofascial. Pode associar-se a tendinites e bursites de ombro, agravando o quadro.
Radicular: dor irradiada para o ombro de origem da compressão de raízes nervosas cervicais (do pescoço), seja por artrose (degeneração da articulação ente as vértebras cervicais, levando à formação de osteófitos (popularmente chamados de bicos de papagaio) ou por hérnia discal cervical.
Artrite de ombro: a artrite é bastante dolorosa e limitativa, podendo levar a limitação definitiva se não tratada. Pois destrói a cartilagem e a articulação na evolução do quadro. Geralmente a artrite de ombro é acompanhada de artrite sistêmica, ou seja, acometimento de outras articulações pela artrite com na Artrite Reumatóide, Artropatia Soronegativa, Pelviespondilite Anquilosante, Artrite Psoriática mas pode ser, menos comumente, a 1a. manifestação destas doenças.
Causas mais raras: Ombro congelado, algoneurodistrofia, osteonecrose da cabeça umeral, tumores ósseos e cartilaginosos.